Economia

A França apresenta uma economia muito desenvolvida e é um dos países mais ricos do planeta. Até meados do século XIX, a economia francesa era essencialmente agrícola, com importantes atividades artesanais. O desenvolvimento dos transportes, na segunda metade do século XIX, acelerou a concentração, em certas áreas, de atividades industriais. Métodos modernos de fabricação em série foram implantados após a primeira guerra mundial.

 

Depois da segunda guerra mundial, mais exatamente a partir de 1950, o governo francês estabeleceu algumas medidas protecionistas de seus produtos frente aos estrangeiros, que foram paulatinamente abandonadas à medida que a indústria francesa se modernizou, tornando muito mais competitiva. Na década de 1970 a produção industrial francesa cresceu mais de 33% mas, a partir de 1980, estabilizou-se.

 

Apesar das boas condições econômicas em padrões globais, a desigualdade é crescente, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos da França. O 1% de franceses mais ricos possui quase a metade da renda declarada ao governo, ao passo que 13,4% da população, correspondente a 8 milhões de pessoas, vivem abaixo da linha da pobreza, ou, segundo o padrão francês, ganham menos de € 908 mensais.