A população francesa

A população da França é de aproximadamente 65,4 milhões de pessoas (segundo estimativas para janeiro de 2010), dos quais 62 793 432 habitam a França Metropolitana, com uma densidade de 115 habitantes por quilômetros quadrado, 2 653 942 habitam a França Ultramarina, incluindo uma comunidade de 2 mil científicos e investigadores destacados na Antártida.
Segundo dados do CIA World Factbook, 77% da população francesa vive em áreas urbanas. Paris, junto à sua área metropolitana (correspondente à região conhecida como Île-de-France, concentra 11 769 443 habitantes,o que a converte em uma das maiores do mundo, e a mais povoada da União Europeia. Outras áreas metropolitanas como mais de um milhão de habitantes são Marselha e Lyon, com mais de um milhão e meio habitantes cada uma.
A esperança de vida ao nascer é de 80,7 anos, sendo 77,1 para os homens e 84,1 para as mulheres. Os homens tendem a ter empregos a tempo completo, enquanto nas mulheres tende a ser parcial. Na França, as férias legais pagas somam cinco semanas para cada ano de trabalho. É considerado como um dos países com melhor qualidade de vida do planeta. Sua população desfruta de um alto grau de serviços, e o índice de saúde é um dos melhores do mundo.
A população está composta por descendentes de vários grupos étnicos, principalmente de origem celta (mas também ligure e ibero), fundamentalmente gauleses fusionados com a população precedente, que deram à região o nome de Gália (que hoje é a França), que incluía também Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Cronologicamente, foram-se somando outros grupos étnicos: no processo histórico formativo da França atual, são também significativas as populações de origem grega, romana, basca, germânica (principalmente de francos, como também de burgúndios), viking (na Normandia) e, em menor medida, os sarracenos.
Desde o século XIX, a França é um país de imigração. Mais de 90% da população há nascido dentro do próprio país]. Entre os estrangeiros que vêm se integrando, predominam os magrebes, italianos e espanhóis (a imigração espanhola no país começou desde 1999), portugueses, polacos, subsaarianos,turcos (entre 400 e 500 mil], vietnamitas (250 mil) e ciganos (entre 200 e 300 mil). A maior parte de imigrantes nos últimos anos provêm do Magrebe. No total, existem 4,5 milhões de imigrantes,do qual aproximadamente um milhão e meio nasceram em terras estrangeiras, mas têm adquirido a nacionalidade francesa, ainda que mais de três milhões desses imigrantes sejam considerados estrangeiros.
Os estudos da população da francesa mostram que a maioria da sua composição dos cidadãos são de origem europeia (91,6%), entre os quais franceses (85%) os outros 6,5% provêm de outros países. 5,75 vêm de países da África, 3% da Ásia e 0,6% da América.Esta composição é consequência da evolução migratória e da presença significativa da população nascida na França, porém estrangeira, geralmente imigrantes que através dos anos foram obtendo a cidadania francesa. A população de origem judeu era estimada em 550 mil pessoas, a princípios dos anos 2000, ainda que não existam dados estatísticos, pois a lei proíbe recolher dados sobre etnias ou religiões.